Augustinopolis-TO, quinta, 24 de junho de 2021

Meio Ambiente

Naturatins participa de evento sobre prevenção aos incêndios florestais

19/02/2020 10h28 | Atualizado em: 19/02/2020 10h31

Tânia Caldas – Governo do Tocantins Fotos - Raimundo César/TCE
O gestor do Naturatins enfatizou ações do Comitê do Fogo com os parceiros, com destaque para o planejamento
Com o tema Manejo Integrado do Fogo em Unidades de Conservação, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou nessa terça-feira, 18, da oitava edição do TCE + Ação, com o tema: “Prevenção e Combate às Queimadas", para alertar e conscientizar gestores, para unir forças com os órgãos, com o objetivo de desenvolver políticas públicas eficientes, e, assim, amenizar os incêndios florestais, que além de afetar a natureza, também atinge à saúde da população e acarreta prejuízos financeiros. O evento ocorreu no Auditório Brigadeiro Felipe Antônio Cardoso, em Palmas.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Warley Rodrigues, ministrou palestra sobre o “Uso do Manejo Integrado do Fogo nas Unidades de Conservação” de responsabilidade do Naturatins, com destaque para as ações de preservação ambiental, ocorridas antes, durante e após o período dos incêndios florestais.

Como presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado e agradeceu o apoio recebido dos prefeitos durante o período de estiagem. “Aproveito a oportunidade para ressaltar a importância do TCE, em se adiantar neste debate com os órgãos, e demais parceiros, para buscar estratégias de reduzir os incêndios florestais no Estado”, afirmou.

O gestor também enfatizou as ações do Comitê do Fogo e seus parceiros, com destaque para o planejamento. O Naturatins mesmo ainda no período chuvoso já planeja quais medidas adotar para a proteção da fauna e a flora silvestre. O Governo Carlesse estabelece forte parceria por meio dos brigadistas que utilizam técnicas do MIF – Manejo Integrado do Fogo, para prevenir e combater às queimadas”. Abuqurque também elogiou a Fiscalização Integrada com o GT – Grupo de Trabalho, que atua em todas as frentes na defesa do meio ambiente.

Durante o evento TCE + Ação – Prevenção e Combate às Queimadas, a equipe técnica do órgão conduziu com muita expertise o evento, direcionado às boas práticas de prevenção aos incêndios florestais e à adequada utilização do ICMS ecológico, com temas como: “Segurança de Barragens”; “O uso do Manejo Integrado do Fogo nas Unidades de Conservação”; “Capacitação de Brigadistas e Importância da Criação e Estruturação das Defesas Civis Municipais”, entre outros.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, reforçou que o momento é de planejar, para que se tenha uma preparação e que os incêndios florestais sejam menos danosos no Estado. “É importante que a sociedade, órgãos públicos, municípios e os cidadãos tenham conhecimento dos riscos que estes incêndios causam. Não podemos esperar as queimadas começarem para debater sobre o assunto, por isso a importância deste evento, unindo forças com os órgãos. Vamos fomentar essa união com nossos parceiros. É como sempre digo, a união faz a força”, enfatizou Severiano 

Deixe seu comentário